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As pessoas sempre tiveram o costume de cantar de acordo com seu gênio, a índole do tempo e do seu 👍 povo. No Brasil não foi diferente. Quandopaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars 1549 aportou ao Brasil seu primeiro bispo, D. Pedro Fernandes Sardinha, 👍 junto dele vieram os padres jesuítas, trazendo as melodias europeias e,paysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars convívio com os índios, criaram também melodias 👍 novas para as letras de cantos católicospaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars língua vernácula (à época, se falava amplamente no Brasil o tupi-guarani), 👍 como auxílio para a fixação de conteúdo das verdades da Fé cristã. Por isso os historiadores concordam que foram as 👍 devoções e as catequeses que levaram os missionários a selecionar os cânticos,paysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars latim oupaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars vulgar, de 👍 modo a servirem, tanto quanto possível, de padrões literário-musicais para amparo e fixação dos conceitos aprendidos no catecismo. Essa música 👍 popular católica, que estava na boca do povo, era chamada de Cânticos Espirituais (e assim continuou conhecida até meados do 👍 século XX) e eram amplamente usados nas funções paralitúrgicas, como os exercícios das Santas Missões, Novenas, Festa do Divino Espírito 👍 Santo, as Romarias, as Práticas Pias do Mês Mariano, Santíssimo Sacramento, mês de Nossa Senhora das Dores, mês de Nossa 👍 Senhora do Rosário, os Atos de reparação nas três Horas de Agonia e Hora da Tristeza, a recitação do Terço, 👍 devoções do Presépio, a Folia de Reis, as Festas juninas, as confraternizações aos santos, as procissões privadas de Penitência ou 👍 de Ação de Graças, antes e após as funções litúrgicas, na catequese, nas Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras, etc.
No entanto, 👍 a partir de 1757, com o Diretório dos Índios, o rei Dom José I, através de Marquês de Pombal, proibiu 👍 o uso e ensino da língua tupi no Brasil e instituiu a Língua portuguesa como única língua do país. Com 👍 isso os Cânticos Espirituais deixaram de ser executadospaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars tupi e passaram a ser cantadospaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars língua portuguesa 👍 e espalharam-se, assim, pelos quatros cantos da nação, nas práticas populares do povo católico, enquanto Hinos passaram também a serem 👍 vertidos na língua nacional, para as funções litúrgicas dentro do templo católico. Conforme observa o Historiador Evandro Faustino:
Ora, todo este 👍 Ethos forjou cantos religiosos que com o tempo foram se acumulando. Com o intuito de compilar esses cânticos, foram empreendidos 👍 vários esforços de edição. Um dos primeiros a correr no Brasil foi os Canticos christãos, ou os hymnos mais celebres 👍 do Officio Ecclesiatico, para uso popular, no ano 1800, trazendo junto uma carta do embaixador do Papa: "O Excellentiſſimo e 👍 Reverendiſſimo Senhor Nuncio Apoſtolico concede cem dias de Indulgencias todas as vezes, que qualquer fiel Chriſtaõ de hum, e outro 👍 ſexo devotamente fizer por eſpaço de hum quarto de hora a recitaçaõ deſtes Canticos Chriſtãos" (O Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor 👍 Núncio Apostólico concede cem dias de Indulgências todas as vezes, que qualquer fiel Cristão de um e outro sexo devotamente 👍 fizer por espaço de quinze minutos a recitação destes Cânticos Cristãos).[2] A versão digitalizada pode ser vista e baixada no 👍 site da Biblioteca Nacional de Portugal.[3] Embora não fosse uma recolha de cantos do povo católico, o objetivo era contribuir 👍 com os cantos jápaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars usos na língua pátria. Outras coletâneas foram editadas com a finalidade de recolher os 👍 cantos populares. Dentre elas se destaca a chamada Canticos espirituaes colligidos pelos padres da Congregação da Missão Brasileira impressos com 👍 a approvação do Ex.mo Sr. Bispo de Mariana, publicada na década de 1850, um acervo de 261 cânticos com textos 👍 adaptados de variadíssimas fontes mas cuja organização estrófica conserva intacto o prestígio das origens.[4]
Diversas coletâneas de Cânticos Espirituais se seguiram. 👍 Em paysafecard pokerstars 1898 o frei Pedro Sinzig sistematizou e publicou a coletânea Benedicite. Em paysafecard pokerstars 1910,paysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars colaboração com 👍 o frei Basilio Röwer, editaram o famoso livro de música católica Cecília e depois ainda Hosana!. Outros membros da Igreja 👍 editaram Laudate (1922), Cantate Dominum canticum novum (1926), Cantai e Rezai! (1942), epaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars 1923 o padre João Batista 👍 Lehmann editou a mais famosa coleção de todas: a Harpa de Sião. Em paysafecard pokerstars Portugal (e nalgumas partes do Brasil) 👍 correram Lyra Sacra (1905), Coros Religiosos (1910), Cantai ao Senhor (1925) e Jubilate (1939), impressospaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars Lisboa; Saltério Eucarístico 👍 (1920), Ecos do Santuário (1931) e Súplicas ao Céu (1940), impressospaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars Braga; Cânticos para a bênção do Santíssimo 👍 (1935), Miscelânea Musical Religiosa (1937) e Lírios de Maio (1943), impressos no Porto, gozaram de ampla circulação antes do Vaticano 👍 II. Essas coletâneas estavam espalhadas por todo o Brasil,paysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars todas as dioceses, paróquias e escolas católicas, e refletiam 👍 toda a alma devota do povo católico que professavapaysafecard pokerstarsfé através dos Cânticos Espirituais.
No entanto, o grande ponto de 👍 inflexão é o ano 1963,paysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars pleno Aggiornamento, quando ocorre a primeira gravação a disco de música religiosa, agora 👍 já não mais chamada cânticos espirituais: as Missionárias de Jesus Crucificado lançam seu Missionáriaspaysafecard pokerstarspaysafecard pokerstars LP, uma produção totalmente 👍 autoral, sem gravar contudo nenhum cântico espiritual consagrado pela tradição católica. O projeto seguiu o ritmo da MPB e do 👍 movimento da Jovem Guarda da época. Em paysafecard pokerstars 1965 a Paulinas COMEP gravam, na voz de Wilma Camargo, compactos comemorativos 👍 para o Dia das Mães, Dia dos Pais, etc. Paulinas COMEP passa a gravar padres da en:Nouvelle théologie. Em paysafecard pokerstars 👍 1967, Padre Irala grava e Padre Zezinho, vindo para o Brasil, também passa a gravar introduzindo instrumentos elétricos e abordagens 👍 modernas nas canções, sepultando definitivamente os tradicionais Cânticos Espirituais que forjaram a alma católica brasileira por mais de 200 anos.